terça-feira, 6 de maio de 2014

Closet: “Um cantinho muito chick”

Os famosos “closets” ou “quarto de vestir” surgiram no século XVII, um dos muitos luxos dessa época. Era utilizado como um quarto privado sabe... aquele cantinho só seu... o lugar perfeito para fazer uma leitura, fazer trabalhos artísticos ou tirar uma soneca talvez, quem sabe?  Pois nessa época alguns desses espaços tinham até cama.
Hoje esse é o espaço mais desejado pelas mulheres do mundo todo. Todas querem um só seu, onde podem  se trocar, guardar suas roupas, sapatos bolsas e as gravatas do esposo. Ainda hoje esse espaço continua sendo um símbolo de estatos e luxo.
Os arquitetos, decoradores e designers dizem que o interesse por esse espaço vem aumentando a cada dia e que essa ”febre” já tomou conta da classe média.
Os closets atuais são bem maiores que os antigos e o uso de materiais modernos trazem mais charme e requinte a esses “cantinhos”,  como por exemplo o uso de vidro ou acrílico (tendência) nas portas e gavetas que além de proporcionar beleza facilita a visualização do que está no interior das gavetas e uma iluminação adequada facilita ainda mais essa visualização. Tem também novas tecnologias para proporcionar aos closets ainda mais funcionalidades,  como as corrediças com amortecedores que impedem pancadas bruscas, as portas automáticas que abrem facilmente ao mais leve toque.

Um item que não é obrigatório mais que rouba a cena nos closets, são os armários centrais uma espécie de bancada bem no meio do closet, onde ficam guardados na grande maioria das vezes, as peças menores como bijuterias, carteiras gravatas e etc. Funciona como um ponto de apoio que deixa tudo ao alcance das mãos.



5 dicas dos arquitetos e decoradores para um closet perfeito:

1 - Um closet clássico não tem portas;
2 - Não há dimensão máxima, a mínima é de 3m2;
3 - O melhor é utilizar materiais antialérgicos;
4 - A utilização de vidro ou acrílico em portas e gavetas além de dar um charme a mais, facilita a visualização;
5- O ideal é que tenha iluminação na parte interna das divisões.

Abaixo algumas inspirações:















Nenhum comentário:

Postar um comentário